Accionando dispositions através de chamadas e SMS GSM – Arduino

Aprenda como accionar Lâmpadas (LED´s) através de chamadas telefónicas ou enviando SMS para o arduino conectado nele o módulo GSM.

A automação residencial está tomando campo nos últimos anos devido a tendência do avanço tecnológico. É muito interessante que as coisas funcione de sozinhas dentro de casa, por exemplo: As lâmpadas terem que acender apenas na presença de alguém se movendo dentro de casa, ter que ligar a ventilação de forma automática assim que o ambiente interno atingir uma determinada temperatura considerada alta, etc.

Neste artigo, pretendo partilhar a experiência que tive, montando um sistema em que possa accionar qualquer dispositivo através do celular. O sistema consiste em enviar comandos ou receber status de um sistema a ser medido pelos sensores de arduino via sms ou chamada de voz. Tudo depende de como o proprietário deseja controlar o sistema: se é por chamada de voz ou por sms.

O projecto que fiz, foi tão simples que apenas tem como principio, acender vários LED´s por comandos de SMS pré-programados. Mas antes vale ressaltar que é necessário equipar o hardware adequado para que isto funcione. Como bem sabemos que para a comunicação por chamadas de voz ou SMS é necessário que nos dois pontos haja ships (SIM card a funcionar). Para tal, do lado do utilizador é óbvio que tem que haver um celular com ship e do outro lado um modulo GSM conectado ao arduino (o controlador).

Os componentes necessários são:

  • Uma placa de arduino (Uno de preferência);
  • Um módulo GSM (SIM800L de preferência);
  • Um SIM card de cobertura local;
  • Placa de ensaio (Protoboard);
  • Jumper´s
  • Computador para programar

Esquema de ligação

Projecto GSM

Note que o módulo GSM SIM800L é alimentado por uma tensão de 4.1V, tensão essa que o arduino não nos fornce. Por isso, é necessário ter uma fonte adequada de 4.1V ou utilizar uma fonte norma de 5 a 38V com um conversor CD-DC como ilustra a imagem acima.

Eis a baixo o código de programação do arduino com módulo GSM

Para ver o funcionamento do projecto, assista o vídeo abaixo que foi feito especialmente para o leitor certificar que o projecto é aplicável.

Depois de assistir o vídeo, já dá para idealizar um projecto similar ou melhor que este. Lembra que este artigo e o vídeo, tem como finalidade, a demonstração da aplicabilidade do arduino e o módulo GSM para a nossa realidade.

Também tomar em conta que no lugar dos LED´s podem ser ligados vários relés, para accionar os dispositivos de potencia maior tal como, Lâmpadas, bombas de água, ventiladores etc. Qualquer dispositivo eléctrico como ser conectado com relé como chave e ser accionado ou ligado pelo proprietário, mesmo n ausência do mesmo em casa.

Espero que tenha gostado do artigo, deixa o seu cometário em caso de dúvidas ou para acrescentar algo e também para criticas (construtivas). Não se esqueça de voltar ao vídeo, se inscrever ao canal e deixar o seu like para ajudar a divulgar 0 vídeo.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *