Como cadastrar Tag’s no RFID RC522 do arduino

Já imaginou um sistema de acesso por reconhecimento de uma tag usando arduino? Acesso a um portão, cofre, torniquete, etc?

Segundo (PEREIRA, 2003),o Arduino entende – se como uma plataforma que agrega componentes electrónicos e softwares, necessários para o funcionamento e programação dos microcontroladores, como o ATmega328. Mais sobre arduino clique aqui.

Vários módulos do arduino são usados para servirem como sensores ou mesmo actuadores de um determinado projecto. Neste projecto, iremos ilustrar a instalação, programação e funcionamento do módulo RFID para fins adversos com arduino.

Esquema de ligação

A figura abaixo, mostra o esquema na qual usei para fazer este projecto, para fins prototipais.

Para quem não tem muita experiência com microcontroladores, recomendo que faça as ligações exactamente como está na imagem.

Conforme viram na imagem acima, a versão utilizada foi o Arduino Uno. É importante realçar que cada tipo de arduino, tem seu padrão de ligação e de codificação para o módulo RFID. Por isso, este artigo, descreve uma experiente feita exclusivamente  com a versão uno, isto é, o esquema de ligação e o código apresentado, é só para o  Uno.

Código fonte

Após fazer todas conexões no arduíno, é necessário escrever o código, carregar para a memória do arduíno e executá-lo.

Mais uma vez tenho de lembrar aos leitores e investigadores, que cada tipo do arduino tem um pinout diferente do outro, quando se trata do RFID. É importante verificar qual o tipo de arduino pretende usar para este projecto e fazer o pinou de acordo com a tabela de pinou que se encontra bem no início do código fonte.

 

Se as conexões estiverem feitas igual ao esquema que disponibilizei é só ligar o microcontrolador ao PC com Arduino IDE instalado. Depois disso, seleccione a porta em uso, copie o código acima e cole no IDE e por fiz faça o upload.

Se estiver tudo conforme, o programa irá correr.

Para confirmar o funcionamento deste projecto, assista o vídeo abaixo:

 

Então, gostou? deixa seu like e subcreva-se ao canal clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UC805CEaz2pFF6pM8Xyvm9KA