Como accionar Lâmpadas Via Bluetooth usando Arduino com SmartPhone

Com um smatphone Android é possível ligar e desligar Lâmpadas e outros dispositivos via Bluetooth conectado ao arduino

O arduino ganhou uma enorme utilidade enorme no mundo dos utilizadores de automação principalmente a residencial. Ligado junto com o módulo bluetooth já podemos controlar vários dispositivos eéctricos e electronicos sem precisar tirar o traseiro do sofá.

Supomos que estamos trabalhando no escritório da casa e ninguém mais está em casa. Daí há necessidade de ligar uma lâmpada em outro canto da casa, ou mesmo ao escurecer, haver necessidade de ligar a lâmpada da varanda. Interromper o trabalho só para levantar e ligar uma lámpada é um problema já resolvido, pois, com o smarphone, pode se conectar ao módulo bluetooth e ligar a lâmpada.

Componentes necessários para instalar este projecto

  • Uma placa Arduino
  • Módulo Bluetooth HC-05 ou HC-06
  • Um Resistor 3K3 e um 5k6
  • Um Transistor NPN MJE13005A
  • Módulo Relé
  • Um computador com Arduino IDE

Arduino (Uno preferencial)

Arduino Uno
Arduino Uno

É o controldor que irá receber as instruções do celular através do módulo USB. Tamém vais enviar instruções para os relés, passa ndo pelo transistor NPN MJE13005A.

Módulo Bluetooth HC-05

É o componente responsável por criar uma conecxão entre o celular e o arduino.

Os resistores são usados como divisor de tensão para alimentar o RX do HC-05 com 3.3V uma vez que o TX do arduino envia 5V.

Transistor NPN MJE13005A

O transistor funciona como chave, ao receber um pulso eéctrico no pino base. Assim que for excitado, ele fecha os contactos dos pinos colector e emissor. Fazendo assim passar qual for o sinal eléctrico que precisamos.

MJE13005A
Transistor MJE13005A

Onde Vem RC, o coletor C é que deve se ligar ao Pin IN do Módulo relé.

Módulo relé

Modulo relé
Modulo relé

Como podem ver na imagem, temos os pinos VCC, GND, IN1 e IN2.

Note que no VCC, liga o pino do 5V permanente e no GND é óbvio que tem de estar ligado ao negativo.

Era suposto que este módulo, atracasse os seus contactos ao meter 5V no IN1 ou 2 para cada relé. Mas algo estranho que achei nele, só atraca com a tensão negativa GND. Razão pela qual me obrigou a usar um transistor porque as portas digitais do arduino, só enviam 5V VCC.

Confira o diagrama abaixo.

Esquema do módulo bluetooth HC-05 com arduino

Se já entendeu e montou o teu circuito conforme o diagrama acima, já pode fazer o código, ou melhor, copiar aquí e colar no sei IDE para compilar e carregar para a memória do seu arduino.

Neste bloco fez se a inclusão da bliblioteca SoftwareSerial para o módulo bluetooth

A seguir a atribuição das portas 10 e 11 nao RX e TX. Como o projecto usa o monitor serial, não se pode ocupar as portas 0 e 1. E as linhas a seguir são declarações de todas variaáveis a usar no código.

Este bloco é o void setup, onde o programa corre uma só vez logo ao arrancar. Nele informamos ao arduino, as funções de cada variáel, isto é, se é entrada ou saída. Também indicamos o estado em que cada variável deve estar logo ao inicializar o programa. E para o nosso caso, todas as variáveis devem estar em OFF.

Este bloco, é o void loop. É onde o programa corre repeidamente. Quero dizer, todas execuções acontecem neste bloco: Ligar, deligar e mostar o status no monitor serial, os comandos são executados meste bloco.

Já terminamos com tudo, é claro se voce tiver seguido passo a passo o que escreví aqui. O que nos falta é ligar a lâmpada no relé; não vou detalhar sobre isso. Então, para controlar ou ligar e desligar a lâmpada é preciso istalar um apk do android que controla o arduino pelo módulo. Clique aqui para baixar o Bluetooth Controller 8 Lamp.

Para entenderem melhor o fucionamento deste sistema, convido a assistir o vídeo abaixo.