Comparação eBay vs Aliexpress (Plataformas de compras e vendas Online)

A China é um dos países ou por outra, é o país que produz e vende mais para o exterior, razão da existência de várias plataformas de administração dessas vendas de forma virtual, sendo eBay e o Aliexpress as mais usadas.

Para este artigo, escolhi as duas mais usadas, o eBay e o Aliexpress.

eBay é uma empresa de comércio eletrônico fundada nos Estados Unidos, em Setembro de 1995, por Pierre Omidyar. Atualmente é o maior site do mundo para a venda e compra de bens, é o mais popular shopping da Internet, e possivelmente foi a pioneira neste tipo de trabalho.

AliExpress é um serviço de varejo on-line fundado em 2010, pertencente ao Alibaba Group ou Grupo Alibaba [1] . É um grupo de empresas com sede em HangzhouChina, de propriedade privada baseada em e-commerce na internet, incluindo sites online de business-to-business, serviços de varejo e pagamento online, um motor de busca para compras e serviços de computação na nuvem centrados em dados.

Seu fundador, Jack Ma, é o maior investidor individual do Grupo. 

 

Já que sabemos um pouco sobre as duas plataformas, vamos comparar uma da outra.

  • O eBay segundo a definição, é um site de compra e venda, enquanto que o Aliexpress é um grupo de empresas (lojas) que gere as vendas online.

Isto é, uma vez que você se cadastrar no eBay, você pode fazer compra de produtos ou serviços e também tem a possibilidade de vender seus produtos ou serviços de forma individual e em qualquer canto do mundo onde estiver. Podendo limitar o frete apenas para o seu país ou ainda expandir para o envio mundial.

Já no aliexpress, ao se cadastrar, apenas serás um cliente, para comprar os produtos ou serviços disponibilizados por este grupo de empresas.

  • O ebay, permite que o vendedor coloque o seu produto em leilão ou oferta directa, enquanto que o aliexpress apenas permite a compra directa, e se quiser algum desconto não previsto tem que entrar em contacto com o vendedor. E tmbém no aliexpress, alguns vendedores oferecem descontos pré programados que variam de acordo com a quantidade de produtos comprados, proporcionalmente ao valor pago (Quanto mais alto o valor pago, maior será o desconto).
  • O ebay, permite fazer os pagamentos via cartão de crédito/débito, MasterCard e paypal, enquanto que o aliexpress só permite fazer pagamento via cartão de crédito/débito.
  • O eBay permite que o comprador compre o produto ou serviço que quiser, em qualquer país onde ste produto o serviço esteja disponível e se o vendedor envia para o país do comprador. Enquanto que no aliexpress, a compra e feita directamente na china, podendo na maioria das vezes, ser enviado para qualquer canto do mundo. Alguns vendedores têm armazéns na Espanha, por isso certos produtos podem ser enviados a partir da Espanha, para os compradores da europa. A protecção do produto é de até 90 dias.
  • O envio do produto comprado no ebay, é muito lento pelo correio normal, se for por exemplo comprado na Europa ou Estados Unidos da América, para fora do continente do país de origem, podendo ser mais rápido quando for enviado para países do mesmo continente, na maioria das vezes. Enquanto que o aliexpress possui o frete mais rápido para qualquer país do mundo, com protecção do produto até 60 dias.

Curte o vídeo:

Essas foram as comparações que eu tinha para fazer entre o eBy e o Aliexpress, Assim você já sabe onde comprar um determinado produto de acordo com a sua necessidade.