Temporizador Automático Para Iluminação

Já imaginou como poderia colocar a  iluminação do exterior da sua casa a funcionar de forma automática?

Isso mesmo, iluminação de forma automática.

Olá!, eu sou Dércio Ricardo, apaixonado pela electrónica e tecnologia. Sendo amante e formado em electrónica, porque não analisar as várias formas em que a electrónica se aplica na electricidade?

Para ser breve a pergunta é: “Como controlar a iluminação de forma automática?”.

Para quem vive em pequelos postos administrativos, vilas, cidades ou ainda em locais de maior concentração e que tenha a rede de electricidade e iluminação pública, tem reparado que na sua normalidade as lâmpadas acendem logo que o sol se põe e apagam logo que o sol nasce. Quem será então  a pessoa que tem andado a ligar e desligar a iluminação pública?

A resposta é: “Ninguém”. Isso mesmo, ninguém. As lâmpadas de iluminação pública são montadas junto a dispositivos que controlam – as para que não possam ficar permanentemente ligadas ou desligadas. A ideia é para que elas acendam ao escurecer e desliguem ao amanhecer.

A concessionária de Moçambique  usa alguns dispositivos para controlar a iluminação. A maioria deles são as “Fotocélulas”, que funcionam na base da luz solar.

Fotocélula
Fotocélula

As fotocélulas não dispositivos que usam resistores dependentes de luz (LDR), em que a sua resistencia variam com  variação da intensidade da luz. Quando a luz for fraca  a resistencia diminui, conduzindo assim  com facilidade a corrente eléctrica e acendendo as lâmpadas. Mas quando a luz for intensa, o valor ohmico aumenta, impedindo assim a passagem da corrente eléctrica para acender a luz.

Esquema de instalação

 

Até hoje em dia a fotocélula é muito útil na iluminação pública ou caseira exterior. Mas o assunto deste artigo é:

Temporizador eléctrico para iluminação.

Temporizador eléctrico é um conjunto de relé e um motor que faz uma volta completa em 24h quando alimentado por uma fonte de 220V  (os mais comuns).

Este temporizador possui quatro terminais, onde 1 e 2 encontra se a chave o contacto que funciona como interruptor. já 3 e 4 são o neutro e fase para fazer girar o motor.

O motor é composto por uma roda dupla dentada com 90 botões switch, que servem para comutar da posição ligado para desligado do motor. Cada botão corresponde a 15min. Esses botões podem ser movimentadas a mão como mostra a figura abaixo. quando um estiver do lado esquerdo, significa que a luz ficará 15min ligado e assim a seguir.

Vamos apenas nos focarmos na graduação da primeira imagem. Admitindo que cada botão significam 15min, estão afastados 4 botões, que soma 1h. Isto significa que a iluminação estará apagada das 0h até 1h e depois volta a ligar. Em suma, se os botões estiverem do lado esquerdo, significa que fecha a chave. E quando estiverem do lado direito, abre a chave. É importante notar que o que indica as horas  e faz o accionamento é o dispositivo identificado pela letra A.

O temporizador também possui um mecanismo de accionamento manual da iluminação. Para caso de manutenção ou outra necessidade fora da hora programada. Pode então se ver um switch que na parte superior vem Auto  e inferior I.

Se deixarmos na posição auto ele funcionará de forma automática. Na posição I, independentemente a posição dos botões, ele irá forçar o relé a ficam accionado.

Esquema de ligação.

A ligação deste dispositivo é tão simples como se estivesse a ligar um disjunto de uma tomada «Risos». Colocamos neutro no 1 e faze no 2. Depois fizemos um baypass do 1 para o contactor responsável pela iluminação. Como a tensão de alimentação do temporizador é a mesma a ser chaveada para o contactor de iluminação, vamos fazer um bypass do 2 para 4. O chaveamento acontece nos pontos 3 e 4 e já temos a fase no ponto 4 e isto quer dizer que vamos ligar a fase do contactor no terminal 3.  Veja a figura abaixo:

Esquema de ligação do temporizador
Esquema de ligação do temporizador
One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *