Primeiros socorros para um celular que entrou na água

O que fazer de primeira quando o teu celular entra na água? ou a água penetra nele?

O celular hoje em dia faz para das nossas vidas como se fosse um membro da família ou mais. É tão importante que na falta dele até pode gerar um transtorno psicológico para quem está muito apegado nele.

Em algumas possas é muito importante pois substitui muitas coisas, isto é, “Várias coisas em um só dispositivo. Em muitas vezes os usuários são julgados por “quase não viver sem um smatphone” pois nele temos: Lista telefónica, efectuamos chamadas, mensagens, temos o relógio, temporizador, cronómetro, calculadora, calendário, agenda, bloco de notas, leitor de áudio, vídeos, email, etc. São muitas coisas que podemos fazer em um só aparelho.

De tanto ser útil para nós, ninguém deseja perde-lo ou mesmo danificá-lo. Mas esses problemas são quase inevitáveis, embora pode se tomar algumas providencias parar tentar evitar que aconteçam. Todo mundo sabe o que é perder, pode ser por der esquecido em algum lugar ou mesmo perde-lo para alguém. Mesmo sendo menos provável é ainda possível recuperá-lo.

Celular Perdido
Celular Perdido

Já em caso de danificar, há sempre aquele desespero de “E agora, o que faço?”. Mas existem várias formas de danificação do smartphone ex: Quebra por queda (maioritariamente) e penetração de água ou humidade.

 

Todos sabemos ou quem ainda não sabe, fica a saber que a água é condutor de corrente eléctrica. Quando uma placa electrónica energizada (percorrida por uma corrente eléctrica nos seus componentes) cria um corto-circuito e gera danos nos componentes. É assim que muitos aparelhos eléctricos e electrónicos avariam quando a água penetra neles.

O que fazer quando a água penetrar numa placa do celular ou smartphone?

É sempre um chato ver o seu celular mergulhado na água porque já sabe que vai dar problema. Muitas das vezes se for retirado instantaneamente na hora em que cai na água, sai ainda funcionando. Mas não há garantias que vai funcionar perfeitamente.

Ex: eu vi o meu celular caindo na lama, retirei logo e removi imediatamente a bateria dei uma sopradela em tudo que era buraco nele. Tudo parecia funcionando bem até na hora que recebi uma chamada. Claro que eu escutava perfeitamente o que o outro falava e a mim não escutava nadinha. Ficou claro para mim que o micro havia avariado.

A primeira coisa que se deve fazer antes de mais nada (Ligar, levar ao técnico ou mesmo tentar repara por conta própria) é remover a bateria. A bateria com fornece energia eléctrica ao celuar e um aparelho energisado, ao ser percorido pela água nos terminais dos seus componentes, cria um curto-circuito.

Removendo a bateria, faz com que os componentes não se danifiquem pelo efeito do curto-circuito. Então a partir do momento que se remove a bateria, já pode se começar com o processo de secagem da placa.

Metodos de secgem da placa de celuar

  • Colocar o celular no meio de uma quantidade de arroz

Arroz seco por natureza faz a sucção de água em que estiver perto ou em contacto. Então a colocação do celular com placa húmida no arroz é para eliliminar a água nela. Este processo pode dar certo mas não é eficaz.

  • Abrir o celular e colocar a placa no sol para secar

Este processo necessita de um pouco de conhecimento técnico para não danificar a placa durante a remoção. Após remover a placa, é necessário limpara cuidadosamente a placa com benzina e depois pôr a secar no sol ou por aquecimento artificial (Ferro de ar quente).

O processo de limpeza da placa com benzina é feito usando uma escova de dente muito suave. É necessário colocar algumas gotas de benzina na escova e passar esfregando suavemente na área húmida sem danificar os componentes.

Mais uma vez: É necessãrio saber o que faz. Este processo é feito por um técnico e não amador, se não poderá jogar ao lixo um celular que poeria ter sido recuperado.

Limpeza da placa de celular com Benzina
Limpeza da placa de celular com Benzina

Os procedimentos mencionados acima, são para quem necessita dar os primeiros socorros no seu celular molhado em casa. Não são procedimentos técnicos pois não recomendo a niguém que faça isso em casa. Não nos responsabilizamos pelos danos causados durante a tentativa de recuperação do celular  usando este artigo como guia.

Se for um amador ou se disconhece qualquer técnica comprovada para a reparação do celular molhado, recomendo que procure um técnico qualificado.

Dércio Ricardo

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *